Dicas de Saúde

25

maio

Cistos e nódulos podem desenvolver um câncer? | Dia Internacional da Tireóide

Quando falamos de nódulos ou cistos na tireóide é muito comum que surjam dúvidas ou medo de que o problema se desenvolva para um câncer. A verdade é que na maioria dos casos, esses nódulos são benignos. Apenas uma pequena porcentagem se torna um tumor maligno. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 13 mil novos casos de câncer de tireóide foram diagnosticados em 2020, totalizando cerca de 7 casos para cada 100 mil brasileiros.

O órgão tem um papel muito importante na produção de hormônios T3 e T4, tri-iodotironina e tiroxina, e também atua diretamente no crescimento e desenvolvimento do corpo humano, regulação dos ciclos menstruais, concentração, humor e até mesmo na fertilidade. Por isso, é importante estar atento a possíveis doenças que podem acometer a área. 

Foi pensando na saúde populacional que foi criado o  Dia Internacional da Tireóide. A data reforça a importância da realização dos check-ups regulares para garantir uma melhor qualidade de vida. 

Ao menor sinal de sintomas como: inchaço na base do pescoço; dificuldade de engolir; perda de peso inexplicável; falta de ar e pressão na traqueia ou esôfago, procure um médico especialista e realize os exames.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de SaúdeOncologiaOncologia