Dicas de Saúde

27

ago

A importância de uma boa noite de sono

O sono é uma das práticas mais importantes para o organismo, pois além de fortalecer a mente e o corpo, renova as energias para o dia seguinte. É durante esse período que os hormônios são secretados, o sistema imunológico revigorado e a memória regulada – funções essas que são essenciais para o funcionamento de toda nossa estrutura.    

 

Para uma boa noite de sono, é necessário dormir de 6 a 8 horas por dia, caso contrário, pode haver irritação, fadiga, cansaço e lapsos de memória. Quando o problema se torna crônico, alterações de humor, sonolência diurna em excesso e dificuldade de aprendizado e raciocínio tornam-se visíveis.

 

Certos transtornos também podem prejudicar a qualidade do sono e agravar esses sintomas, como por exemplo, a apnéia obstrutiva do sono, insônia e a síndrome das pernas inquietas.

 

Dentre os principais benefícios que se pode desfrutar ao ter uma boa noite de sono está o combate à obesidade e ao sobrepeso, uma vez que é durante o sono que produzimos um hormônio que gera a sensação de saciedade (leptina), além da melhora da concentração e produtividade e melhora do desempenho físico.

 

Em caso de dúvidas, procure a opinião de um especialista.

Postado por:

Oncologistas Associados

Categorias: Dicas de Saúde